Capoeira: expressão cultural brasileira


No dia 22/11/2022 as crianças e adolescentes que estão vinculados ao CRAS, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram convidados para fazer uma demonstração de Capoeira na Escola Estadual Toneza Cascaes em Orleans em relação ao Dia da Consciência Negra.
Essas crianças e adolescentes participam da Oficina de Capoeira, no qual o Contra Mestre Bruno Taz é o instrutor de capoeira, segundo Bruno a Capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.
A origem da capoeira data da época da escravidão no Brasil. Muitos negros foram trazidos da África para o Brasil para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas fazendas de café, nas roças ou nas casas dos senhores. A capoeira era uma forma de luta e de resistência.
Aproximadamente 60 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos fazem aula de capoeira de forma semanal, no Centro Comunitário do Guata. Ressaltamos que além da Capoeira, essas mesmas crianças e adolescentes participam das oficinas de dança e iniciação musical, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Lauro Muller apoia todas as oficinas oferecidas pelo CRAS.