Lauro Müller contra a Dengue.

A prefeitura de Lauro Müller através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, informa à população que, atualmente no município conta com uma rede de armadilhas visitadas semanalmente para monitoramento da entrada do Aedes aegypt no
município. Essa rede foi aumentada devido ao índice de infestação no
Estado de Santa Catarina.
No total são 60 armadilhas instaladas e distribuídas pelo município, as mesmas são
visitadas semanalmente, sendo 09 pontos estratégicos visitados quinzenalmente.
Frequentemente a Vigilância atende denúncias de possíveis criadouros de mosquitos transmissores de doenças.
São realizadas palestras educativas nas escolas da rede municipal e estadual além de distruibuição de materiais educativos como folders, cartazes, etc.
Nos próximos dias será realizado um mutirão de limpeza na Serra do Rio do Rastro e nos Bairros.
Neste ano já foram realizadas 1660 visitas em em armadilhas, 150 visitas em pontos estratégicos, foram coletadas 1546 larvas e todas foram negativas para o aedes aegypit.
Alertamos que a única maneira de evitar a dengue, é não deixar o mosquito nascer.
Para isso temos que:
Evitar que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.
Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.
Tratar adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentam de larvas.
Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.
Colocar areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.
Manter as lixeiras tampadas, não acumular lixo/entulhos e guardar os pneus em lugar seco e coberto.
Os locais mais prováveis para que a fêmea coloque os ovos são os que ficam à sombra e com água limpa.