Município recebe visita de Especialista Clínica

O município de Lauro Müller recebeu nesta última quinta feira (15/09) a enfermeira Marivana de Mattos Fernandes especialista clínica de uma empresa que fornece os insumos para estomias respiratórias para a rede pública de saúde de Santa Catarina.
Na ocasião foi realizado visita domiciliar juntamente com enfermeira Aline Bonadeo
responsável pelo programa de estomizados no município e a enfermeira da Atenção Básica, Mariela Bagio Gomes.
Também foi realizado capacitação com as profissionais de Enfermagem do município. O Tema abordado foi voltado aos cuidados com pacientes traqueostomizados, laringectomizados e insumos para estomias respiratórias.
A Estomia, Estoma ou Ostomia, Trata-se de um procedimento que consiste na abertura artificial de um órgão interno na superfície do corpo, criada cirurgicamente, cuja denominação depende do órgão que seja exteriorizado. A estomia pode ser de caráter temporário ou definitivo.
“ Os insumos hoje disponíveis para pacientes com estomias respiratórias tem a função principal de ajudar na reabilitação vocal, para que ele volte a poder se comunicar com as outras pessoas, e também na reabilitação pulmonar, para que tenha uma boa respiração e uma melhor qualidade de vida”, exemplificou Marivana.