Prefeitura inicia campanha de vacinação contra influenza A

A Prefeitura de Lauro Müller através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira (8/3) a campanha de imunização contra a Influenza A (H1N1). O Ministério da Saúde dividiu em quatro etapas a aplicação da vacina, segmentando a cada novo período diferentes faixas etárias, profissão ou estado de saúde. Nesta primeira etapa, serão imunizados os profissionais de saúde da rede municipal e estadual, além de indígenas aldeados.

O objetivo é proteger os profissionais de saúde para o enfrentamento de pandemias, além de reduzir o número de casos graves com complicações e óbitos em populações de maior risco para a infecção.

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os principais sintomas são febre alta, em geral acima de 38 ºC, dores musculares, dor de garganta, abatimento, dor de cabeça e tosse seca.

Próximas etapas

A segunda etapa será realizada de 22 de março a 21 de maio e alcança as mulheres grávidas em qualquer período de gestação. A vacina é sem adjuvante, substância adicionada à vacina para produção de maior quantidade de anticorpos, o que poderia causar aborto.

Nesta etapa também serão imunizadas as pessoas com doenças crônicas e crianças a partir dos 6 meses. Menores de 2 anos recebem a vacina de 22 de março a 2 de abril. A população de 20 a 39 anos será imunizada de 5 de abril a 7 de maio e os idosos acima de 60 anos recebem a vacina de 24 de abril a 7 de maio.

Orientações do Ministério da Saúde para evitar a Influenza A

– Lavar as mãos freqüentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Procurar logo uma unidade de saúde em caso de suspeita de infecção pela Influenza A (H1N1) para diagnóstico e tratamento adequado.

– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

– Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

– Pessoas com qualquer gripe não devem freqüentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.