Reunião discute legislação para animais

Representantes da Vigilância Sanitária, Fundação Municipal do Meio Ambiente e das secretarias da Saúde, Agricultura e do Turismo de Lauro Müller, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, dia 29, às 14h, na sala de reuniões da prefeitura para discutir mudanças na legislação municipal que dispõe sobre apreensão de animais soltos nas vias e logradouros públicos do município (Lei nº 1.386 de 11/07/2006).

Recentemente o Promotor de Justiça da Comarca, Dr. Julio Fumo Fernandes, instaurou inquérito civil para apurar a falta de políticas públicas que garantam o bem-estar de animais, principalmente cães e gatos abandonados nas ruas da cidade.

Medidas como multas para proprietários que abandonem ou permitam que seus animais fiquem soltos nas ruas; instalação de um canil para recolher os animais; realização de um censo para apurar a população de cães e gatos; controle populacional e sanitário dos animais por meio de um programa de castração, entre outras, devem constar na nova lei.

A presença de cães e gatos soltos, circulando livremente pelas ruas é um problema que se faz presente também em outras cidades da região.