Maiores pilotos do país movimentam a cidade de Lauro Müller

A cidade de Lauro Müller tornou-se na manhã desta quinta-feira (8/4) palco para o encontro de grandes pilotos de todo país. O Encontro de Gigantes, especialidade off-road, rally de moto, está reunindo em Lauro Müller, atletas como o recordista de vitórias no Rally Internacional dos Sertões, José Helio, o japonês voador, Eduardo Sasaki, os dois irmãos campeões brasileiros Guto e IIke Klaumann, o primeiro brasileiro a completar uma etapa do campeonato mundial com motos movidas a Etanol, Fabricio Biancchini, o atual líder do campeonato brasileiro de rally na categoria quadri extreme, Dimitris Júnior, entre outros.

O local do acampamento das equipes é na quadra da Escola Visconde de Taunay, no centro da cidade. As estruturas possuem as mesmas características das montadas nas provas do campeonato mundial.

O evento iniciou suas atividades oficiais na manhã desta quinta-feira, com um café, onde foram convidadas crianças para estarem com os pilotos e equipes. Em seguida, os pilotos subiram a Serra do Rio do Rastro, para a seção de treinos cronometrados. Pela tarde seguiram os treinos em um piso de pedras, onde as suspensões das motos receberam a maior atenção das equipes.

Os atletas retornaram ao acampamento, no fim da tarde, e ficaram à disposição dos visitantes para conversas, fotos e autógrafos. A primeira palestra com tema "Turismo Esportivo Moderno" foi realizada durante a noite.

Além das equipes, neste primeiro dia do evento, o prefeito Hélio Bunn, o Deputado Estadual (PMDB) Renato Henning, uma das pessoas que batalhou para que o evento fosse realizado em Lauro Müller, outras autoridades municipais e o povo em geral participaram do evento.

Já nesta sexta-feira (9/4) os pilotos novamente tomarão café da manhã com crianças e sairão para os treinos, mas sem subir a serra, em um piso escorregadio, onde serão testados os pneus e a ciclística de pilotagem. Mais uma vez as equipes irão retornar ao acampamento, por volta das 16h, onde estarão interagindo com o público. A palestra deste dia, que vai ser realizada a partir das 18h30min, é voltada a atletas amadores, onde o tema "Marketing Esportivo" promete acabar com a carência de patrocinadores para quem for se profissionalizar.

No sábado o grande momento do dia será uma competição entre os pilotos, que acontecerá na quadra da Escola Visconde de Taunay, durante a manhã, onde as equipes estão acampadas. Uma estrutura especial será montada no local para propiciar aos espectadores um grande show.

O Encontro de Gigantes é uma realização do IBRAEC- Instituto Brasileiro de Estudos e Cooperação, com o apoio do Governo do Estado através do FUNDESPORTE em parceria com a prefeitura municipal. O objetivo do projeto é transformar Santa Catarina num estado receptor de turismo esportivo moderno, utilizando os eventos e os esportistas para a divulgação do bem social, ambiental e cultural, além de levar melhoria da qualidade de vida a população.