Audiência Pública discute abandono de animais em Lauro Müller

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (21/5), no Fórum de Lauro Müller, uma Audiência Pública para tratar das políticas públicas que resguardem a dignidade e bem-estar dos animais, a saúde humana e a segurança viária. O Evento foi promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina através da Promotoria de Justiça da Comarca de Lauro Müller.

Estiveram presentes na audiência o prefeito Hélio Bunn, secretários municipais, vereadores, acadêmicos do curso de medicina veterinária da Unibave, vigilância sanitária do município e outras lideranças locais.

A sessão foi aberta pelo promotor de justiça, Júlio Fumo Fernandes, que ressaltou os problemas enfrentados com o grande número de animais presentes nas ruas da cidade, de acordo com Vigilância Sanitária, um levantamento aponta uma população canina de mais de três mil animais, em Lauro Müller. O promotor também citou o acidente que aconteceu na segunda-feira (17/5) na rodovia SC-438, no bairro Arizona, que provocou a morte de Roberto Elias, 41 anos, que ao atropelar um cão, perdeu o controle da moto que dirigia, e foi atropelado por um carro.

Em seguida, representantes do Instituto Ambiental Ecosul, de Florianópolis abordaram assuntos relacionados sobre a superpopulação de cães, causas e soluções e os Centros de Controle de Zoonoses.

Para o prefeito Hélio Bunn, uma das medidas é fazer um consórcio intermunicipal para dividir a responsabilidade e as despesas que futuras ações poderão acarretar.

Ao final do encontro ficou decidido que o Ministério Público e os poderes Executivo e Legislativo, irão formular em conjunto uma lei municipal regulamentando o tema. Outra atitude, será a confecção de material educativo em folders e cartilhas orientando a população sobre os cuidados dispensados à animais de estimação.