Lauro Müller irá sediar Red Bull Xtreme Drifting em novembro

O município de Lauro Müller será palco do megaevento Red Bull Xtreme Drifting, na Serra do Rio do Rastro, previsto para os dias 11 e 12 de novembro. O evento será uma sessão fechada especial da modalidade de drifting, em que o condutor do veículo perde intencionalmente as trações das rodas traseiras através das curvas. A técnica será realizada em um carro modificado para o drifting da Hyundai, pelo piloto Rhys Millen.

Representando o prefeito Hélio Bunn, que havia assumido compromisso anteriormente, o secretário de Administração de Lauro Müller, Flávio Cardoso e o secretário de Turismo, Valmor Maccari, participaram na sexta-feira (1) de uma reunião, em Florianópolis, para tratar da organização do evento.

"Lauro Müller sonha em se tornar uma cidade turística e acreditamos estar no caminho certo, pois estamos buscando sempre trazer eventos como este, que levam o nome do município para todos os cantos do país e do mundo", destacou o secretário de administração.

Além das lideranças do município de Lauro Müller, o encontro reuniu também o secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Lummertz, secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, integrantes da equipe técnica da Red Bull, representantes do Deinfra, do setor de marketing do Grupo RBS e das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Criciúma e São Joaquim.

Na reunião, o gerente da área de esportes motorizados da Red Bull no Brasil, Ricardo Levy Jorge, apresentou os objetivos e as necessidades de apoio ao evento pelo Governo do Estado. O objetivo principal é captar imagens do trajeto, na Serra do Rio do Rastro, e estabelecer um recorde de mais longo drifting em pista inclinada. O drifting foi criado no Japão nos anos 70 e ficou famoso a partir do sucesso do filme Velozes e Furiosos.

A intenção dos organizadores do evento é estimular a competição, a partir da definição de um recorde e de um local apropriado para a prática desta modalidade no Brasil. Ricardo Levy, da Red Bull, salientou ainda que os riscos da prova são mínimos, já que o drifting prioriza mais a técnica, de deslize do carro, do que a velocidade. "É a aliança de performance, técnica e plasticidade", explicou.

A equipe da Red Bull justificou a escolha pela Serra do Rio do Rastro para a realização do drifting pela beleza e rusticidade da paisagem e pelas curvas desafiadoras da estrada. Para o secretário de Turismo, Valmor Maccari, é um prazer imenso ver Lauro Müller, entre diversos lugares do país, sendo escolhido para sediar um evento como este. "A promoção trará uma grande visibilidade do município de Lauro Müller, em especial da nossa Serra do Rio do Rastro, tanto na esfera nacional quanto internacional", afirmou

O Red Bull Xtreme Drifting deve mobilizar oito câmeras, sendo uma posicionada em um helicóptero, para registrar com imagens todo o percurso da Serra do Rio do Rastro. Construída em 1841 para a exploração do carvão, a rota foi pavimentada nos anos 80. São 15 quilômetros de estradas em concreto, escavadas em rocha natural, contornando um profundo "cânion" de 1.460 metros em relação ao nível do mar. É considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil, seu percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis.

A Red Bull prevê um investimento de R$ 10 milhões em mídia, com transmissão ao vivo pela Sport TV.

Para ter uma noção do que acontecerá no evento, consulte os link's:

Colaboração: Daniela Nakamura