Red Bull Xtreme Drifting encerra em LM e Serra do Rio do Rastro é considerada melhor pista do mundo

Sete minutos e 27 segundos. Esse foi o tempo que o piloto Rhys Millen levou para subir 9,7 quilômetros da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, com seu Hyundai Genesis de 500 cavalos de potência. Após inúmeros testes realizados na quinta e sexta-feira, a corrida decisiva que determinou o tempo recorde do piloto na serra, aconteceu na manhã deste sábado (13). Apesar do trecho sinuoso, Millen surpreendeu ao atingir a velocidade de 220 km/h.

Esta foi a primeira vez que o evento, denominado de Red Bull Xtreme Drifting, aconteceu no Brasil. Apenas um carro de corrida participou desta edição, com o objetivo de estabelecer um recorde, no mais longo percurso de pista inclinada.

Câmeras de alta resolução, sendo uma posicionada em um helicóptero, captaram imagens fantásticas que serão divulgadas no mundo todo, a fim de estimular outros competidores para a segunda edição do evento que será realizado em 2011.

O neozelandês Rhys Millen, foi campeão mundial de drifting em 2009 e recordista da subida da montanha mais famosa do mundo, em Pikes Peak (EUA), recorde estabelecido também em 2009. Millen conta com 17 anos de carreira e é dublê profissional em Hollywood. Para o piloto a Serra do Rio Rastro é um lugar fantástico que marcou a sua carreira. "Posso considerá-la como a melhor pista do mundo, possui curvas extraordinárias e desafiadoras, além é claro da beleza e rusticidade da paisagem. Estar a trabalho numa região como essa, é o mesmo que estar de férias", declara Millen.

Além do piloto, a equipe organizadora do evento também ficou encantada com o percurso bonito e desafiador da Serra do Rio Rastro, confirmando o que disse Millen, que é melhor pista para esta modalidade, inclusive, se comparada a montanha mais famosa do mundo, em Pikes Peak. "Nos Estados Unidos, a montanha têm 156 curvas em 20 quilômetros, já aqui, se tem também 156 em apenas 9,7 quilômetros. Portanto, é muito mais emoção e desafio para os pilotos", explica Cassio Sporleder Cortes, assessor de comunicação da Red Bull.

O prefeito Hélio Bunn, que se fez presente em alguns testes, relatou a sua felicidade em ver Lauro Müller sediar um evento deste porte. "Esse evento é uma ótima oportunidade de levarmos o nome de nosso município para todos os cantos do mundo. Com isso, estamos apresentando a exuberante Serra do Rio do Rastro da melhor maneira possível, e é desta forma que iremos atrair novas atrações", comemora o prefeito da cidade.

Drifting

O drifting é uma técnica de condução onde o condutor intencionalmente perde a tração nas rodas traseiras através das curvas, enquanto preserva o controle do veículo e uma velocidade de saída alta. Criada no Japão nos anos 70 e hoje muito presente em competições nos Estados Unidos, começou a ter relevância no Brasil a partir dos filmes da série "Velozes e Furiosos".

Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro foi construída em 1841 para a exploração do carvão. A rota foi pavimentada nos anos 80. São 15 quilômetros de estradas em concreto, escavadas em rocha natural, contornando um profundo "cânion" de 1.460 metros em relação ao nível do mar. É considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil, seu percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis.