Abastecimento d’água em Lauro Müller está comprometido por tempo indeterminado

As fortes chuvas nas encostas da Serra, nos últimos dias, provocaram uma grande enxurrada no Rio Bonito em Rio Bonito Alto (Palermo), região em que a Casan possui o sistema de abastecimento de água para Lauro Müller e Barro Branco.

A força d'água descomunal foi tamanha a ponto de arrancar canos de ferro, destruir o crivo e muro para a captação, deixando o local inacessível.  As equipes encontram dificuldades para chegar ao ponto principal da represa.

Máquinas pesadas terão que ser contratadas para remover pedras, barro e outros entulhos que assorearam a represa de captação, e a adutora terá que ser refeita.

Ontem a gerência local da Casan acompanhada por engenheiro da regional de Criciúma e pelo prefeito Hélio Bunn, foram in loco verificar o problema.

Árvores de proporções gigantescas foram arrancadas e pedras enormes deslocadas, demonstrando a força das águas e o que realmente aconteceu no local.

Uma medida paliativa foi adotada pela Casan, com a instalação de uma bomba em um ponto mais a baixo do rio, porém não é suficiente para atender toda população. A bomba tem capacidade para 12 litros por segundo, quando o normal na captação destruída é de 30 litros por segundo.

A empresa prometeu substituir a bomba por uma com capacidade de 20 litros por segundo, o que ainda é pouco para que a água chegue aos pontos mais altos da cidade. Para que as famílias que residem nas partes altas recebam água é preciso que o líquido chegue na caixa de distribuição do morro do hospital, o que não está acontecendo por falta de pressão. A quantidade que vem é toda consumida pelo caminho antes que chegue ao reservatório.

Se não bastasse o problema provocado pela natureza, proprietários de terras próximas da barragem de captação não querem permitir a entrada de homens e máquinas, para realizar os trabalhos de recuperação. Não houve conversa ou acerto ontem com um dos proprietários e o poder público e a Casan devem recorrer ao Judiciário.

Outras três barragens de captação, estas da prefeitura e que abastecem Guatá, Itanema e parte da comunidade de Barro Branco, também foram danificadas pelas fortes chuvas. Porém, a prefeitura já está com equipes nos locais recuperando os estragos. Hoje, a maioria das famílias abastecidas pelas redes municipais já estão recebendo água em suas casas.