Hélio Bunn participa de reunião sobre produção de energia no Sul do Brasil

O presidente da AMREC, o prefeito de Lauro Müller Hélio Bunn, participou na última segunda-feira (28), de audiência com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio do Piratini, sede do Governo Gaúcho. Participaram da reunião membros da Associação Brasileira de Carvão Mineral e a Frente Parlamentar do Carvão Mineral.

O objetivo da reunião era de incluir o Carvão Mineral no próximo leilão de energia A – 5 de forma isonômica frente a outras de geração de energia. O leilão deverá garantir a produção de energia para daqui a cinco anos e é crucial para o sucesso do projeto da Usina Termoelétrica Sul Catarinense (Usitesc).

A usina será construída na AMREC, no município de Treviso e deve consumir grande parte do Carvão Mineral produzido na região. Segundo o presidente Hélio Bunn, isso garante a sustentação econômica da Região Carbonífera, além de contribuir com a segurança energética de Santa Catarina.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, é fundamental que o Ministério de Minas e Energia autorize a participação do carvão mineral no próximo leilão de energia de A – 5 de forma isonômica frente a outras formas de geração.

O Governador do Rio Grande do Sul vai liderar o grupo que irá promover os estudos necessários a serem apresentados ao Ministério de Minas e Energia a fim de viabilizar o que se está pleiteando.