Secretários de Saúde da Amrec participam de reunião em Lauro Müller

O município de Lauro Müller recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, o colegiado regional da 21ª Gerência de Saúde, para uma reunião convocada pelo prefeito e presidente da Amrec, Hélio Bunn. Além dos secretários, também compareceu ao encontro o prefeito de Morro da Fumaça, Baltazar Pellegrin.

O motivo foi reunir as cidades para debater os trâmites finais de implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, CISAMREC; valores pagos aos plantões nos hospitais e 24 horas; falta de médicos e dificuldades enfrentadas nas unidades Estratégia Saúde da Família – ESF e a possibilidade de trazer para a região o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) – conhecido como Carreta da Saúde.

O grupo discutiu exaustivamente a postura de médicos que não cumprem a carga horária devida nas unidades de saúde e a diferença nos valores pagos pelas prefeituras para plantões nos hospitais e 24 horas. Ficou claro que o salário pago aos médicos nas unidades ESF não é o problema e sim o tempo que o profissional tem que prestar atendimento e a falta dele em si.

Propostas como: unificar salários dos ESFs, equiparar valor dos plantões e exigir cumprimento da carga horária, serão levadas pelo prefeito Hélio Bunn para uma reunião de prefeitos da Amrec que deve ser marcada nos próximos dias.