Lauro Müller poderá receber Carreta da Saúde

Idealizador do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), também conhecido por Carreta da Saúde, o médico gastroenterologista, Dr. Roberto Kikawa, foi recebido pelo prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (24). Também participaram do encontro, o vive-prefeito, Paulo César Antunes, a Secretária de Saúde, Daníria da Rocha e a diretora do Hospital Henrique Lage, Gysleny Gylceya Garcia.

O encontro, fruto de uma reunião entre o prefeito Hélio e o doutor Kikawa em São Paulo, no mês de fevereiro, serviu para que o médico explanasse sobre o Projeto CIES, pretendido pelo prefeito para Lauro Müller e outros municípios da região, caso se interessem.

Depois de ouvir o detalhamento do projeto e os custos para que a Carreta da Saúde seja deslocada para Lauro Müller, Hélio Bunn, demonstrou interesse e disse que não medirá esforços para que esse benefício chegue até os lauromüllenses. "De minha parte faremos o possível para que essa parceria aconteça", afirmou.

Ainda em Lauro Müller, Dr. Kikawa, conheceu um pouco da realidade da saúde local. Foi ao Hospital Henrique Lage e em algumas unidades básicas de saúde. "Vocês tem um hospital com um espaço físico enorme. Acredito que pode ser mais bem utilizado, através de parcerias público privadas, para que possa melhorar a qualidade do atendimento e que haja mais investimentos para a sustentabilidade do hospital", comentou o médico.

No período da tarde, Dr. Kikawa, participou de reunião na Amrec, onde prefeitos e secretários de saúde conheceram o projeto do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES), um projeto inovador que leva exames de média complexidade e consultas com médicos especialistas de várias áreas às comunidades, através de um ambulatório completo montado dentro de um caminhão.

A apresentação foi feita pelo próprio fundador do projeto. Os gestores de saúde e prefeitos gostaram da idéia e o Colegiado dos Secretários de Saúde da AMREC fará o estudo para a implantação na região.

CIES

Desenvolvido por Roberto Kikawa, médico gastroenterologista e um dos fundadores da Associação Beneficente Ebenézer, o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) tem como objetivo suprir uma das necessidades mais básicas das populações carentes: o acesso à saúde. Por meio de um centro médico móvel avançado e equipado com aparelhos de alta tecnologia, o CIES viaja pelas cidades do Brasil oferecendo exames médicos de média complexidade.

O projeto atua integrado às UBS, (Unidades de Saúde Básica), AMAS (Unidades de Assistência Médica Ambulatorial) e PSF (Programa de Saúde da Família), de modo a atender as demandas de cada local e complementar o atendimento. Atua também junto aos empresários. "O objetivo não é tomar o lugar do médico da região. Nós trabalhamos junto às equipes de saúde, fornecendo ferramentas de gestão e de estrutura que podem ser implementadas nos municípios", explica Kikawa.

São realizados exames e procedimentos nas seguintes especialidades médicas: gastroenterologia (endoscopia digestiva alta, colonoscopia e retossigmoidoscopia flexível), otorrinolaringologia (nasovideolaringoscopia); urologia (consultas, uretroscopia e pequenas cirurgias), oftalmologia (consulta, gonioscopia, tonometria, fundo de olho e mapeamento de retina), radiologia e diagnóstico por imagem, (ultrassonografia de superfície e endocavitária), mastologia (mamografia), cardiologia (eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico), dermatologia (consulta com ênfase de prevenção de melanoma), além de pequenas cirurgias e coleta de exames laboratoriais.

Junto à área da saúde, o CIES atua também na educação do indivíduo, inserindo-o no contexto da comunidade. "Os profissionais envolvidos neste projeto têm como fundamento básico tratar, educar e prevenir. A partir do momento em que o paciente recebe um tratamento humanizado e de qualidade, ele apresenta uma melhora rápida e passa a usar a informação a seu favor, cuidando melhor de si", disse Kikawa.

Desde que foi criada, em março de 2008, a Carreta da Saúde, que, quando aberta, tem 100 metros quadrados, já beneficiou mais de 24 mil pessoas, em cerca de 15 cidades de três Estados (São Paulo, Santa Catarina e Paraná). Em uma parada de três dias, por exemplo, são atendidos em média 400 pacientes e feitos cerca de 650 procedimentos.