Prefeitos da AMREC participam da XIV Marcha a Brasília

Das dez prefeituras da AMREC, nove terão representantes na XIV Marcha a Brasília que acontece entre os dias 10 e 12 de maio, terça a quinta desta semana. O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, viajou na manhã desta segunda-feira (9) junto com os prefeitos de Siderópolis, Forquilhinha, Nova Veneza, Içara e Cocal do Sul. Morro da Fumaça e Urussanga estarão representadas pelos vice-prefeitos e Criciúma não terá representante.

A primeira vez que houve o movimento denominado de I Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi realizado no dia 19 de maio de 1998. Na oportunidade estimou-se que mais de mil prefeitos compareceram ao evento, organizados para apresentar uma pauta de reivindicações ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.

Foi um marco na história do municipalismo, porque foi a primeira vez que os Municípios vieram oficialmente à capital federal dizer que não estavam satisfeitos e reivindicar melhorias para sua população. A renegociação das dívidas dos municípios e aumento no retorno do Fundo da Participação dos Municípios (FPM) eram as principais bandeiras dos prefeitos que foram recebidos pela tropa de choque da Polícia Militar no Palácio do Planalto.

Desde então, o tratamento dispensado aos prefeitos e vices melhorou muito, uma vez que a força demonstrada a cada nova edição do evento acabou por demonstrar que as reivindicações dos prefeitos são um apelo direto da população dos municípios do país. Nesta edição esta prevista o encontro da presidente Dilma Roussef na tarde do primeiro dia do evento.

Os representantes da AMREC viajam para a Capital Federal na segunda-feira (9) e tem retorno previsto para quinta-feira (12).