Passeata marca o Dia Mundial Sem Tabaco em Lauro Müller

Uma passeata, envolvendo mais de 50 pessoas, foi uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller e do Programa de Controle do Tabagismo, nesta terça-feira, dia 31, data em que se comemora o Dia Mundial sem Tabaco.

Saindo defronte a Escola Walter Holthasem, percorrendo trechos das ruas Walter Vetterli e Orleans, o grupo formado por profissionais da área de saúde, grupo de idosos, participantes dos grupos de tabagismo e fanfarra mirim da Escola Municipal Hilário Pescador, seguiu até a Praça Henrique Lage, no centro da cidade.

De acordo com a coordenadora do Programa de Tabagismo no município, psicóloga Daiane Querino, o objetivo da passeata foi chamar a atenção das pessoas sobre os problemas causados pelo fumo e também estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação do produto, da propaganda e do consumo do tabaco. "O câncer de pulmão é somente um dos diversos tipos de doenças relacionadas ao vício", lembra a coordenadora.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, o hábito de fumar é responsável por 95% dos diagnósticos de câncer do pulmão.