Conselheiros Tutelares da AMREC participam de capacitação

Membros dos conselhos tutelares de todos os municípios da AMREC estão participam nesta quarta-feira (01) do 4º Encontro Regional de Formação de Conselheiros Tutelares. O objetivo da ação é disponibilizar um processo de formação continuada para o aperfeiçoamento e uniformização do atendimento às crianças e adolescentes.

Segundo o Coordenador do Colegiado dos Conselheiros Tutelares da AMREC, Luiz Paulo de Bithencourt, não há uniformidade nas eleições municipais, que acontecem em épocas diferentes. Além disso, cada município possui leis próprias que regem as exigências para a escolha dos conselheiros.

"Isso dificulta a uniformidade na formação dos conselheiros e, por conseqüência, acaba por interferir no atendimento à população que precisa de nós. Por isso essa formação é tão importante, pois todos acabamos falando a mesma língua, criando um protocolo de atendimento que trás mais segurança aos profissionais e à sociedade", afirma Luiz Paulo.

Todos os anos o Colegiado promove entre um ou dois encontros de treinamento para todos os conselheiros da região. Neste primeiro encontro de 2011, esta se tratando sobre o papel e a função do conselheiro tutelar, as atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e estudo de casos do Conselho Tutelar.

O presidente da AMREC, Helio Luiz Bunn e a Gerente Regional de Assistência Social da SDR de Criciúma e a presidente estadual dos Conselhos Tutelares de Santa Catarina, Maria Dolores Pelisão, estiveram na abertura do evento na manhã de hoje.