Prefeitos encaminham detalhes finais para Consórcio Regional da Saúde

Reunião com prefeitos e secretários de Saúde de todos os municípios da AMREC definiu na manhã desta segunda-feira (27), os detalhes finais e prazo de funcionamento do Consórcio Intermunicipal da Saúde (Cisamrec). A determinação dos prefeitos é de que em outubro a estrutura já esteja funcionando a pleno.

A secretária de Saúde de Lauro Müller, Daníria Natália de Souza Rocha foi o nome de consenso para dirigir o Consórcio. Os demais membros executivos já estão sendo contatados e devem ser definidos nos próximos dias. A estrutura conta com contador, jurídico e técnico da área de saúde.

Com a criação do Consócio a estimativa é de economia em torno de 30% nos custos das secretarias de saúde da Região. A princípio três insumos básicos, exames de imagem, medicamentos e consultas com especialistas, seriam comprados em conjunto para reduzir os custos. Mas estes três itens são apenas o começo, sendo que o número de itens deve aumentar ao longo do tempo. A intenção dos prefeitos é de reaplicar todas as economias no próprio setor de Saúde.

Segundo o presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller Hélio Luiz Bunn, é urgente a necessidade de colocar o consórcio em funcionamento como forma de melhorar o atendimento em Saúde para a população da região. O presidente diz que este assunto é prioritário para todas as prefeituras até que tudo esteja pronto.