Criadores de Lauro Müller não podem expor animais de pequeno porte na Festa do Agricultor

A Comissão Organizadora da XI Festa do Agricultor de Lauro Müller reuniu a imprensa local, na última terça-feira (12) na sala de reuniões da prefeitura, para que a Cidasc pudesse esclarecer porque os produtores de animais de pequeno e médio porte de Lauro Müller não vão poder participar da exposição agropecuária na festa, que acontece na próxima semana.

De acordo com o gerente regional da Cidasc, Wilmar Warmeling, existe uma legislação sanitária do Ministério da Agricultura que determina o acompanhamento e realização de exames veterinários nos animais de pequeno porte nos seis meses que antecedem a exposição dos mesmos. "Essas medidas são necessárias para evitarmos a transmissão de doenças comuns entre os animais e aqui em Lauro Müller elas não foram adotadas pelos criadores o que impede que eles participem com seus animais da exposição", explicou Warmeling.

A médica veterinária da Cidasc, Andréia Damaceno, deixou claro que para a festa deste ano os produtores locais não poderão expor, mas se eles tiverem interesse podem se organizar para a próxima festa. "Como a Festa do Agricultor vai acontecer na próxima semana, não há tempo para que os criadores cumpram o que determina a Lei, porém eles devem se organizar para a próxima festa", sugeriu a veterinária.

O presidente da Comissão Organizadora da festa, Alfonso Nuernberg, disse que pretende recorrer a criadores de Braço do Norte, que estejam em dia com os exames dos animais para que participem da exposição agropecuária nos dias de festa.