Autoridades discutem em Lauro Müller, criação do Parque Estadual da Serra do Rio do Rastro

O prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn, recebeu nesta quinta-feira (28), às 14h, na sala de reuniões da prefeitura, um grupo de autoridades, empresários e investidores, entre os quais a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, para tratar da proposta de criação do Parque Estadual da Serra do Rio do Rastro.

Com foco na proteção ambiental e aproveitamento turístico da Serra do Rio do Rastro, Luiz Antonio Garcia Correa, diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, apresentou um esboço da possível área do Parque nas regiões de escarpa da Serra.

O empreendimento que compreende os municípios de Bom Jardim da Serra, Lauro Müller e Orleans, deverá ser beneficiado com a compensação ambiental gerada pela Usina Eólica que está sendo instalada em Bom Jardim. Os recursos giram em torno de R$ 6 milhões e transformará a Serra em área de preservação ambiental permanente, porem com a iniciativa privada podendo explorar o turismo, desde que não prejudique o ambiente natural.

A partir da criação do parque todas as potencialidades naturais da Serra poderão ser contempladas de forma ainda mais fascinante pelos visitantes. Um projeto prevê a consolidação do Parque Estadual da Serra do Rio do Rastro, com direito a mirante, passarela sobre o cânion e outros equipamentos turísticos, talvez até um teleférico.

Moacir Bogo, empresário e proprietário do Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, já afirmou que tem projeto de investir em um empreendimento turístico na Serra do Rio do Rastro.