Agentes desenvolvem atividades educativas contra a dengue em Lauro Müller

Palestras em escolas e atividades educativas nos Clubes de Mães e Grupos da Terceira Idade estão sendo algumas das ações de combate à dengue, realizadas pelos agentes de combate de endemias de Lauro Müller, neste mês de outubro. Os agentes de controle da Secretaria Municipal de Saúde estão utilizando a educação preventiva com o objetivo de combater o aumento dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti no município.

Através de mensagens educativas, distribuição de panfletos e cartazes a equipe de Vigilância Epidemiológica e Endemias, apelam à população: nada de água parada nas casas, construções e terrenos baldios. Nada de lixo que possa oferecer abrigo ao mosquito. Nada de copos descartáveis, pneus a céu aberto, plantinhas em pratos com água e reservatórios de água sem tampa.

Na última semana a equipe encerrou o trabalho com o Reconhecimento Geográfico – RG do município. O serviço consistiu na visita aos bairros conferindo todos os imóveis para localizar possíveis focos e mapear os locais para que se algum foco for encontrado a equipe saiba a localização exata. De acordo com os técnicos da vigilância nenhum foco foi encontrado durante o trabalho.

Além destes serviços, no programa da dengue, a equipe desenvolve outros serviços como a visita, uma vez por semana, a rede de armadilhas instaladas em todo município e cada quinze dias os pontos estratégicos, que são chamados como armadilhas naturais.