Agricultores de Lauro Müller recebem apoio da prefeitura na produção de silagem

A prefeitura municipal de Lauro Müller, por meio da secretaria de Agricultura, executa diversos programas e ações de apoio à bacia leiteira do município, uma das maiores da região. Neste período, o trabalho se concentra na produção e armazenamento da silagem de inverno.

Entre os beneficiados pelos incentivos está o agricultor Jesus Silvestre, da comunidade de Rio Capivaras Alto. Nesta quinta-feira (15) a secretaria de Agricultura realizou em sua propriedade, a colheita de 2,5 hectares de milho, que foram transformados em silagem. O mesmo diz que graças ao apoio da prefeitura municipal com as máquinas, a produção da silagem é feita em pouco tempo e sem muito esforço físico, diferente do passado quando usava carro de boi para transportar o milho colhido manualmente, até um galpão onde estava o picador.

Conforme o secretário de Agricultura, Eduardo Righetto, que esteve na propriedade acompanhando o trabalho, no atual governo o setor agrícola voltou a crescer no município com a adoção da política de apoio e incentivos pela administração municipal. "Atendemos mais de 700 famílias na área rural, prestando diversos serviços, que vão desde um bueiro ou mata burro, até o preparo do solo, plantio, colheita e a estrada para escoar a produção. No caso do subsídio com horas de máquina, o apoio da administração municipal representa uma economia para o agricultor em média 70% dos custos de produção", ressalta o secretário.

Jesus Silvestre, que é aposentado das minas de carvão, possui uma pequena propriedade com 17 hectares, mantida por ele, a esposa dona Zulamar e dois filhos, Edgar e Ednaldo. Sua fonte de renda vem da produção de leite, que atualmente é de dois mil litros/mês. "Eu ainda produzo pouco, tem gente produzindo até sete mil litros por mês", enfatiza o agricultor, registrando que está investindo na melhora genética e ampliação do rebanho, que atualmente é de dez vacas Holandesas e Jerseys cruzadas.

Família unida

Quando as tarefas aumentam ou acumulam na propriedade, o agricultor conta com a ajuda do irmão, José Silvestre, que é seu vizinho. "O Jesus e eu sempre fazemos isso, quando um precisa o outro ajuda. Hoje estou aqui ajudando a fazer o silo para ele, amanhã ou depois quando eu precisar de ajuda na minha propriedade que fica aqui ao lado basta chamá-lo que ele vai ao meu auxílio", comenta José.