Crianças recebem orientações sobre a importância da água para a vida

O tema "Água" atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar. Daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.

Levando em conta a necessidade de conscientizar as crianças sobre a importância da água para a vida, a Fundação Ambiental Municipal – FAM e EPAGRI de Lauro Müller desenvolveram nesta quinta-feira (22), ações de orientação na Escola Municipal Lígia Chaves Cabral, em Itanema.

Técnicos dos dois órgãos explicaram aos alunos que praticamente todas as atividades do cotidiano evolvem a água, a higiene pessoal e do ambiente em que se vive, é um exemplo disso. "A preparação de grande parte de alimentos também exige água, aliás, se não fosse a água, muitos alimentos importantes como frutas e verduras, não existiriam, pois dependem da água para seu crescimento. Assim, é impossível imaginar o planeta Terra sem a água", destacou a bióloga da FAM, Beatriz Wesller.

O grupo também ressaltou que o corpo humano é formado por 70% de água, fator que mostra sua importância na vida das pessoas. Além de acentuar que atualmente a escassez de água já é um problema mundial, devido a fatores que tem relação direta com a ação do ser humano no meio ambiente: desperdício, poluição, mudanças climáticas, tudo isso interfere no ciclo da água, fazendo com que diversos países já sofram as consequências de forma bem grave.

Outra forma de despertar a atenção das pessoas foi uma fonte jorrando água e dois banners com dizeres sobre a importância de racionar o precioso liquido, instalados no hall de entrada da prefeitura.

Ações de preservação

A FAM está desenvolvendo em Lauro Müller um projeto para a recuperação de áreas de preservação permanente de nascentes em propriedades rurais do município. O projeto é fruto de um convênio no valor de R$ 40 mil reais assinado em 2011 com a 1ª Vara Federal de Criciúma.

Ao todo serão recuperadas sete áreas no interior do município, cada uma com um custo aproximado de R$ 4 mil reais. "Lauro Müller apresenta muitas propriedades rurais que utilizam água oriunda de nascentes para o consumo humano. Entretanto, grande parte dessas nascentes se apresentam desprovidas de mata ciliar, que na maioria dos casos foi derrubada para o desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias", explica Beatriz Wessler.

As nascentes que serão recuperadas estão localizadas em Morro da Palha, Rio do Rastro (duas), Rocinha do Meio, Rio Capivaras Alto (duas) e Rio Amaral Primeiro. Nas áreas serão plantadas 13,5 mil mudas de árvores nativas.