GATT de Lauro Müller reúne participantes dos grupos de 2011

O tabagismo tornou-se uma das preocupações mundiais, considerado como uma doença epidêmica em função do alto grau de dependência causado pela nicotina, presente nos cigarros.

Devido a sua toxidade, o total de mortes no mundo, decorrentes do tabagismo, é
atualmente, cerca de cinco milhões ao ano. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em conseqüência do tabagismo.

A partir desta realidade, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer
organizaram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo  (PNCT). Esse Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, e a conseqüente
morbimortalidade  por  doenças relacionadas ao uso do tabaco.

Em Lauro Müller, a Secretaria Municipal de Saúde, mantém parceria com o Ministério da Saúde, e desenvolve o GATT – Grupo de Apoio e Tratamento ao Tabagismo. Desde que o programa começou no município, centenas de fumantes abandonaram o vício.

Na noite desta terça-feira (3), a psicóloga Daiane Querino, responsável pelo GATT, reuniu os participantes dos grupos de 2011, no Centro de Convivência do Idoso, para uma confraternização e saber como as pessoas estão após terem largado o vício.

Do total de 84 fumantes que participaram de um dos cinco grupos de 2011, 34 conseguiram parar de fumar em definitivo. Alguns desistiram pelo caminho e dos que permaneceram, muitos disseram que diminuíram o número de cigarros, enquanto que outros continuam fumando como antes.

Na avaliação da psicóloga responsável, o encontro foi satisfatório e produtivo, pois foi possível reunir boa parte das pessoas que participaram do programa no ano passado. "Estou feliz com a participação das pessoas e mais ainda, por que estamos conseguindo superar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é conseguir fazer com que 30% dos fumantes que entram nos grupos abandonem o vício", comentou.