Operação Cidadania será realizada em Lauro Müller

O governo do Estado de Santa Catarina vai retomar a partir do mês de agosto deste ano a Operação Cidadania. O Programa, que terá coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e execução das SDRs tem o objetivo de aproximar os cidadãos catarinenses dos projetos e ações governamentais. Ele será promovido uma vez por mês, simultaneamente, em todas as 36 Regionais, iniciando pelo município com menor Índice Catarinense de Desenvolvimento Humano (ICADEH), em cada região. A proposta é que o "mutirão" aconteça em um sábado, das 9h às 17h, para colocar em prática os programas de governo, somados a ações sociais.

Neste sentido, o prefeito de Lauro Müller, Hélio Bunn (PMDB), recebeu em seu gabinete na tarde dessa quarta-feira (27), representantes da SDR de Criciúma, para discutir a realização da Operação Cidadania no município, que será o primeiro da região a receber a estrutura. O projeto deve ser realizado no dia 4 de agosto.

AÇÕES – Na área da Saúde, estão previstas orientações de prevenção, quanto à dengue, doenças transmissíveis, diabetes, hipertensão, saúde bucal, entre outros. A Educação irá atuar na reversão da evasão escolar; trabalhar com a acessibilidade para alunos com deficiência, através do programa Superando Desafios no Acesso ao Saber; exposição de trabalhos da Feira de Ciências e Tecnologia e ainda estímulo à leitura, com arrecadação de livros para Biblioteca Municipal.

Por meio da Secretaria da Agricultura, a população poderá conferir informações sobre o Juro Zero; Seguro Agrícola; Assistência para Família Rural; Melhoria de Pastagens e Conservação do Solo, com distribuição de calcáreo, Kit Forrageira e de semente de milho; alimentos orgânicos, assim como outras orientações quanto ao desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca. O Planejamento irá prestar orientações e fazer cadastro quanto a Regularização Fundiária e distribuir mudas de plantas nativas.

Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, promoverá o turismo local, distribuindo cartilhas com orientações de atividades físicas, específicas para idosos, pessoas com necessidades especiais e jovens. Recreação infantil, um palco com apresentações artísticas e culturais locais e oficinas também farão parte do evento. A Assistência Social vai atuar na área de Emprego, com cadastros para vagas de trabalho, capacitação profissional, associações de artesãos; e ainda divulgar a rede de serviços oferecidos no Município pela Assistência Social, como: Inscrição no Cadatro Único; Bolsa Família; Emissão de Documentos e Regularização Civil.

Juro Zero e Educação Ambiental serão ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Na área da Segurança Pública, informativos e palestras sobre primeiros socorros; princípios de incêndio; DETRAN; segurança no trânsito e dados de violência doméstica e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Infraestrutura irá apresentar o Mapa Vivo de Obras, por meio do Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas.