Na avaliação do Ideb Lauro Müller tem o melhor desempenho na Amrec

A educação no município de Lauro Müller, assim como na maioria das cidades brasileiras avançou nos últimos anos. É o que aponta o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2011. Lauro Müller a exemplo do Brasil, de acordo com os dados, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico – anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Nos anos iniciais, o município alcançou 6,8, média bem acima da nacional que ficou em 5,0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4,5), como também a proposta para 2021, que é de 5,9.

Entre os 11 municípios da Região Carbonífera, Lauro Müller é o que obteve o melhor desempenho nas séries iniciais da Rede Pública Municipal. A segunda melhor média ficou com Içara, que alcançou 6,4. Seguida de Forquilhinha (6,3), Cocal do Sul (6,0), Morro da Fumaça (5,9), Nova Veneza (5,8), Criciúma (5,6), Urussanga (5,4), Treviso (5,3) e Orleans (5,0). Os dados de Siderópolis não foram divulgados porque o número de participantes na Prova Brasil foi insuficiente.

Entre as escolas públicas de Lauro Müller a que apresentou melhor desempenho, pela segunda avaliação seguida, foi a Escola Municipal Hilário Pescador, localizada no Bairro Sumaré, com uma média de 6,6, superando a Rede Estadual, cuja melhor nota foi obtida pela Escola Visconde de Taunay (5,4).

Conforme os dados do Ministério da Educação, desde 2005, quando o Ideb foi calculado pela primeira vez, Lauro Müller vêm apresentando uma evolução significativa na educação, obteve uma nota 4,0 em 2007, 5,4 em 2009 e agora 6,8 em 2011, última avaliação.

O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%). Já para os anos finais do ensino fundamental, de todos os municípios (cerca de 4,3 mil) submetidos à avaliação do Ideb, 62,5% atingiram as metas, que foram superadas também em todas as regiões do país.