Secretaria de Saúde promove Campanha de Combate a Tuberculose

A secretaria Municipal de Saúde está realizando esta semana ( de 25 á 28) a Campanha de Combate a Tuberculose 2013, em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Tuberculose. Em razão disso, está sendo a entrega de folders nas unidades básicas de saúde, coleta de exame de escarro para pessoas com tosse persistente e o teste de PPD para os funcionários que tiverem interesse.

Se você tem tosse por mais de três semanas, teve perda de peso ou perda de apetite, vá até uma Unidade de Saúde e converse com algum profissional que encaminhará você apara a realização do exame de escarro.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação falta de higiene, tabagista, alcoolista ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

O tratamento é feito a base de antibiótico, e logo no início do tratamento o paciente já deixa de transmiti-la. Por isso a importância do diagnóstico precoce.

Colaboração: Carolina Campos/Psicóloga do NASF