Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

A Secretaria de Saúde do Governo do Município de Lauro Müller vai iniciar na próxima segunda-feira (15) a Campanha de Vacinação Contra Gripe, que segue até o dia 26 de abril. A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2013 tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação.

De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica de Lauro Müller, Liliane Antunes, a vacina é constituída de vírus mortos e por isso não causa gripe, mas é suficiente para produzir defesas contra a doença. "O vírus Influenza, que provoca a gripe, se modifica com freqüência e a vacina também é modificada para proteger contra as novas espécies de vírus. Por isso é essencial vacinar-se todos os anos contra a gripe", ressalta a enfermeira.

A vacinação ocorrerá de forma simultânea para todos os grupos com indicação de vacinação, isto é, estarão sendo vacinados ao mesmo tempo os idosos, crianças, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde e pacientes com comorbidades.

Em Lauro Müller, a vacina poderá ser feita nos dois períodos – manhã e tarde –  em todas as unidades de saúde do município. No dia 20 de abril (sábado), é o Dia "D", todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Fique atento, para saber quais serão os grupos que poderão ser vacinados:

-Adultos com 60 anos ou mais;

-Gestantes;

-Puérperas até 45 dias após o parto;

-Pessoas com doenças crônicas: diabetes, doença renal, obesidade, derrame, imunodeprimidos, pessoas em tratamentos para o câncer.

-PARA PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS SERÁ OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DE PRESCRIÇÃO MÉDICA INDICANDO A VACINA.

-Crianças de 6 meses até menores de 2 anos – Somente serão vacinadas nas Unidades do Centro e do Guatá, os demais devem procurar sua unidade de saúde no período da campanha.

Colaboração: Carolina Campos