Grupos da Terceira Idade participam de palestras de conscientização da violência contra idosos

A Secretaria de Assistência Social do Governo de Lauro Müller, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, está realizando durante esta semana palestras de conscientização de violência contra a pessoa idosa, lembrado todos os anos no dia 15 de junho. As palestras, ministradas pela psicóloga Juliana Ramos Benedet, estão sendo realizadas durante os encontros dos grupos da Terceira Idade do município.
 
Segundo a psicóloga, o objetivo é de mobilizar e conscientizar a população, de modo especial os idosos, a cerca dos direitos assegurados a este grupo, previstos no estatuto do idoso, bem como as formas de violência e a importância de denunciar tais situações.
 
"É considerada violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado, que lhe cause algum dano ou sofrimento, seja físico ou psicológico. Por isso a importância de estarmos denunciando qualquer tipo de agressão, não podemos nos omitirmos a esta situação", destacou a psicóloga.
 
Conforme estabelece o artigo terceiro do estatuto do idoso, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder publico assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
 
CREAS
 
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos. A orientação é para que em casos de violência, seja feita a denúncia. Para denunciar disque 100 ou ligue diretamente ao CREAS de Lauro Muller: (48) 3464-4780.