Marcha à Brasília é prestigiada por prefeitos da Amrec

Milhares de gestores municipais prestigiam a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, oficialmente aberta na manhã desta terça-feira, 09. O evento recebe a presença de nove prefeitos e um vice-prefeito da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e ocorre no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, na Capital Federal. Com o tema "O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios", a marcha conta com vasta programação e pronunciamento da presidente da República, Dilma Rousseff, agendado para amanhã, 10, às 11 horas.

"O plenário está bastante lotado e amanhã aumentará mais a expectativa de obter resultados positivos e conquistas para os municípios da Amrec, já que a presidente vai fazer alguns anúncios e vamos acompanhar. Aguardamos o anúncio de recursos extra-orçamentários para os municípios ganharem fôlego para fechar o segundo semestre fazendo uma boa gestão municipal", relatou o presidente da Amrec, prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre.

Segundo ele, ao chegarem hoje à marcha, por volta das 11 horas, os prefeitos da Região Carbonífera conversaram com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Pela manhã, ainda conseguiram assistir aos pronunciamentos dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante e da Saúde, Alexandre Padilha.  Na tarde desta terça-feira, 09, os gestores da Amrec se deslocam para o Congresso Nacional, onde terão encontro no Salão Verde da Câmara dos Deputados. Conforme a programação do evento, no Senado Federal, os prefeitos participam da instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais – Petrônio Portela. O cronograma do dia se encerra com reuniões das bancadas estaduais com os gestores locais e vereadores.  Participam da marcha os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Forquilhinha, Lei Alexandre; Içara, Murialdo Gastaldon; Lauro Müller, Fabricio Kusmin Alves; Morro da Fumaça, Agnaldo David Maccari; Nova Veneza, Evandro Gava; Siderópolis, Hélio Cesa; Treviso, João Réus Rossi e Urussanga, Johnny Felippe. O vice-prefeito de Criciúma, Verceli Coral, vai representar o prefeito Márcio Búrigo, e o presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Dimas Kammer, acompanha o presidente da Amrec.