Profissionais da educação são orientados sobre transmissão da catapora

A primavera se aproxima e com isso o risco de transmissão da varicela, mais conhecida como catapora, aumenta significativamente. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller planejou, juntamente com a equipe de pediatria do município, ações para serem desenvolvidas em unidades de ensino do município, voltadas para evitarem que pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes da doença. Nesta sexta-feira (6), a médica pediatra do município, Priscilla Aquino, se reuniu com os profissionais que trabalham no Centro de Educação Infantil Irani Vargas, onde passou informações importantes sobre a doença.

O objetivo do encontro foi informar sobre a transmissão da doença, quais os cuidados devem ser tomados a fim de diminuir o contagio, quando a criança com catapora poderá voltar à creche e como evitar o vírus da varicela.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Clauzete Estevam Locatelli, este trabalho faz parte dos programas de prevenção e promoção da saúde pública, pois no caso de doenças contagiosas, a prevenção se faz através da proteção do indivíduo contra agentes patológicos. "No caso das creches, onde as crianças ficam todas juntas na mesma sala, o risco de transmissão é maior. A educação em saúde para professores é fundamental para evitarmos a proliferação desta doença", explicou a secretária.

Vacina tetraviral

Os profissionais de saúde do município, responsáveis pela imunização, irão participar de uma a videoconferência na próxima segunda-feira (9), às 14 horas, quando serão discutidos a implantação da vacina tetraviral (sarampo,caxumba, rubéola e varicela). O início da campanha está previsto para este mês de setembro.