Vacina tetra viral já está disponível em Lauro Müller

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller informa que está disponível nas unidades de saúde do Centro e do Distrito de Guatá a vacina tetra viral, destinada a crianças com um ano e três meses. Essa vacina foi incluída neste ano no calendário de vacinação das crianças e é responsável por imunizar contra rubéola, caxumba, sarampo e catapora.

A enfermeira da vigilância epidemiológica do município, Liliane Antunes, salienta a importância dos pais ficarem atentos e manter a caderneta de vacinação de seus filhos sempre atualizada. "A vacina está sendo disponibilizada para essa faixa etária (15 meses). Não existe prorrogação, se a criança chegar com um ano e quatro meses, não receberá a vacina. Porém é necessário que a criança tenha tomado a primeira dose da tríplice viral que é aplicada com um ano", diz.

A tetra viral é um reforço da tríplice viral, mas com o atenuante da varicela. Devia ser aplicada de quatro a seis anos, mas, de acordo com o coordenador, o Ministério da Saúde alterou o calendário vacinal, colocando-a para um ano e três meses.

Antes da mudança, a vacina só era disponibilizada em casos de indicação médica e a partir de agora será incluída na rotina de serviços.