Governo de Lauro Müller inicia serviços para construção de laticínio da Cooper-Agroserra

Dia 14 de setembro de 2013. Uma data que certamente ficará na história do município de Lauro Müller. Trata-se do dia em que foram iniciados os serviços de terraplanagem do terreno, onde será construído o primeiro pavilhão da Agroindústria de Laticínios da Cooperativa Agropecuária Serra do Rio do Rastro – Cooper-Agroserra.

Lideranças do município, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o secretário de Agricultura, Eliandro Bett Giongo, o presidente da Cooper-Agroserra, Anderson da Rosa, além de outros secretários municipais, vereadores e agricultores do município, se fizeram presentes neste sábado no terreno, localizado no Distrito de Barro Branco, para acompanhar o início dos serviços.

Localizado em um local bastante privilegiado, próximo a SC-446, o terreno propicia uma visão sem única dos aparatos das serra geral. A aérea possui cerca de dois hectares e é fruto de uma doação feita pelo secretário de Administração do município, Eduardo Bett, que foi enaltecido pelas autoridades presentes por sua atitude de grandeza, visando cooperar com o desenvolvimento do município.

Inicialmente, o projeto de construção do laticínio seria na localidade do Quilômetro Cento e Sete, porém após análise aprofundada feita por técnicos do Governo do Estado constatou-se a necessidade de mudar o local.

Para iniciar os trabalhos, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e três caminhões foram utilizados neste primeiro dia. A expectativa é de que em três semanas todo o terreno já esteja preparado para o início das obras.

De acordo com o presidente do Cooper-Agroserra, este momento é mais que especial para todo o município, pois o futuro laticínio vai contribuir diretamente para o fortalecimento da economia local. "Hoje, posso dizer que o sonho de nossos agricultores começou a ser realizado e que a expectativa por dias melhores aumenta cada vez mais, pois temos uma administração que se preocupa com a qualidade de vida de nossa população", destacou Rosa.

Quem esteve presente no local pode perceber a alegria do prefeito Fabrício, que viu seu antigo sonho começar a ser colocado em prática. "Este projeto começou a ser discutido em 2005, quando eu ainda era responsável pela Secretaria de Agricultura. A ideia ficou esquecida por vários anos, mas eu nunca havia perdido a esperança, pois sabia que um dia isso seria possível de se realizar. É um momento muito importante para o nosso município, pois acredito que este laticínio será uma referência para toda região Sul", comemorou o prefeito, que agradeceu a colaboração de todos que apostam nesta ideia, em especial ao deputado Federal Jorge Boeira, que disponibilizou R$ 800 mil para construção e aquisição de equipamentos do futuro laticínio.

Para comemorar o início dos trabalhos os integrantes da Cooper-Agroserra prepararam, com o apoio de agricultores, um costelaço a fogo de chão, que foi servido a todos que estiveram presentes.

Licitações seguem em andamento

Paralelo aos serviços de terraplanagem, a equipe administrativa já trabalha nos processos licitatórios para definir a empresa que fará a construção do primeiro pavilhão, que irá possuir mais de um mil metros quadrados, e para a compra dos primeiros equipamentos que serão instalados no laticínio.