Cirurgiões dentistas orientam população de Lauro Müller nesta sexta-feira

Cirurgiões dentistas do Governo do Município de Lauro Müller, que integram as equipes de Estratégia Saúde da Família, estarão nesta sexta-feira (25), a partir das 8h30min na Praça Henrique Lage, no centro da cidade, orientando a população sobre cuidados em saúde bucal e a importância do autoexame no diagnóstico precoce do câncer de boca.

A ação está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que aderiu a campanha "ABRA UM SORRISO CONTRA O CÂNCER DE BOCA", em comemoração ao Dia Internacional do Dentista (25 de outubro).

Saiba mais

O câncer, como problema de saúde pública, ganha importância pelo perfil epidemiológico que a doença apresenta constituindo a segunda causa de mortalidade proporcional no Brasil.

O câncer de boca em homens é o quinto mais frequente e o sétimo entre as mulheres e representa cerca de 6% e 2%, respectivamente, em relação a todos os tipos de câncer. No País estão previstos 6.124 óbitos pela enfermidade para este ano.

Além da alta mortalidade de indivíduos na faixa etária economicamente ativa, o tratamento destes casos pode implicar em sequelas estéticas e funcionais, que dificultam temporária ou definitivamente a reintegração familiar, social e profissional do paciente.

O auto-exame da boca é uma forma importante de perceber alterações. Em alguns casos, mudanças na aparência dos lábios, caroços ou feridas, sangramento e dentes amolecidos podem ser algum sinal de que o dentista precisa ser consultado.

PREVENÇÃO

Como diminuir o risco de câncer de boca?
Evite ou reduza o consumo de fumo e De álcool
Mantenha uma boa higiene bucal
Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes
Visite o dentista regularmente e informe-se sobre o exame clínico da boca.