PMAQ inicia avaliação externa das unidades de saúde de Lauro Müller

O município de Lauro Müller, após ter efetivado em março deste ano a pactuação com as Equipes de Saúde da Família no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, começou a desenvolver nesta terça e quarta-feira (19 e 20) a terceira etapa do processo.

Essa fase consiste na avaliação externa das condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e equipes participantes do programa. O Ministério da Saúde em parceria com Instituições de Ensino e Pesquisa realiza visita às equipes para a avaliação de um conjunto de aspectos, desde a infraestrutura e insumos até questões ligadas ao processo de trabalho.

A avaliação externa busca reconhecer e valorizar os esforços e resultados das Equipes de Atenção Básica e dos gestores municipais de saúde.

Na manhã desta terça-feira a equipe de avaliadoras, que estão trabalhando no município, foram recepcionadas pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves e pela secretária de Saúde, Clauzete Estevam Locatelli. No encontro, o grupo que pertence a Universidade Federal de Santa Catarina, contratado pelo Ministério da Saúde, informou como se daria o processo de avaliação.

O PMAQ funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

Vários indicadores serão avaliados, os quais comporão notas e avaliações que conforme o resultado o município poderá receber recursos financeiros para investimentos nas Estratégia de Saúde da Família (ESF).