Proerd forma 252 alunos de escolas de Lauro Müller

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) formou 252 crianças de escolas municipais e estaduais do município de Lauro Müller, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (24), na sede social do CTG Serra do Rio do Rastro. O evento foi uma promoção da Polícia Militar, Governo Municipal de Lauro Müller e Coordenadoria Regional de Educação.

Além dos formandos, professores e pais, a cerimônia contou com representantes das Polícias Militar e Civil, entre eles os comandantes da Polícia Militar de Lauro Müller e Orleans, sargento João Antonio Dimon e tenente Luiz Paulo Fernandes, respectivamente, do prefeito Fabrício Kusmin Alves, do vice Ramiris Fontanella, da secretária de Educação, Regina Carniel Guimarães, entre outras lideranças locais.

Em Lauro Müller, o Proerd foi destinado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas: Hilário Pescador (Sumaré), Julio Serafim Gonçalves (Barreiro), Rio Capivaras Alto, José Heleodoro Barreto Júnior (Arizona), Lígia Chaves Cabral (Itanema), Emília Mamede Soares (Barro Branco), Quilômetro Um, Visconde de Taunay (Centro) e Ernani Cotrin (Guatá).

Além da entrega dos certificados, a formatura também teve o sorteio de brindes e duas bicicletas e apresentações artísticas com a participação dos instrutores da Polícia Militar, comandantes, autoridades, dos alunos, professores e pais. Mais três bicicletas, todas adquiridas pelo Governo do Município, foram entregues como prêmio para três alunos que tiveram suas redações selecionadas. São eles: Joana da Rosa Felisbino, Deborah de Jesus Pereira e Priscila Borges da Silva. Além dos três, outras onze redações foram destacadas, sendo que os autores receberam o mascote do programa, o Dare.

Para o prefeito, Fabrício Kusmin Alves, o Proerd é um programa que possui muita importância na formação das crianças atendidas. "É com satisfação que o Governo Municipal apoia este projeto, pois acreditamos que ele prepara nossos alunos para enfrentarem os perigos que o mundo oferece em especial aqueles relacionados ao uso de drogas. É preciso dizer não a qualquer substância que prejudique nossa vida, só assim teremos uma sociedade mais segura", salientou o prefeito.

Bastante feliz com a realização da cerimônia, o tenente Luiz Paulo, destacou a relevância que o Proerd possui no combate às drogas e a violência. "As drogas têm se tornado nos últimos tempos um grande problema social. Para amenizar esta situação, a Polícia Militar desenvolve este importante projeto, que considero o melhor programa de combate às drogas, pois atinge um milhares de crianças de todo o mundo", ressaltou.

Sobre o PROERD

O PROERD é desenvolvido em mais de 55 países e já formou 35 milhões de crianças. O programa segue um padrão internacional, tendo como origem o DARE, criado pela Polícia de Los Angeles nos EUA, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia, visando, enquanto atividade preventiva ensina-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes além da violência, tendo sido adaptado para a realidade brasileira.

Os Conhecimentos sobre drogas e as formas de dizer não, são transmitidas aos alunos através de 12 lições com a utilização de um livro sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos, dramatizações, jogos, canções, brincadeiras e a formatura.