Secretaria de Saúde de Lauro Müller promove Dia D da campanha de vacinação contra a gripe neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller promove, neste sábado (26), das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde do município, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe.

A campanha teve início na última terça-feira (22) e segue até o dia 9 de maio. De acordo com informações do Ministério da Saúde a vacina é constituída de vírus mortos e por isso não causa gripe, mas é suficiente para produzir defesas contra a doença. A recomendação é para que os pacientes tomem a vacina todos os anos, pois o vírus Influenza, que provoca a gripe, se modifica com frequência e a vacina também muda para proteger contra as novas espécies de vírus.

"A vacinação ocorre de forma simultânea para todos os grupos com indicação de vacinação, ou seja, estamos vacinando ao mesmo tempo os idosos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e pacientes com comorbidades", explica a secretária interina de Saúde, Daiane Querino.

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza – 2014 tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para vacinação.

Horário de funcionamento dos postos:

– Dia "D" (26/04): das 8h às 17h (não fecha no horário de almoço).

– Nos demais dias do período da campanha o atendimento na sala de vacina deverá ser preferencialmente nos dois períodos (matutino e vespertino).

Fique atento, para saber quais serão os grupos que poderão ser vacinados:

Idoso com 60 anos ou mais;

Crianças de 6 meses até menores de 5 anos;

Gestantes;

Puérperas até 45 dias após o parto;

Trabalhador de saúde

Pessoas portadoras de doenças crônicas;

Para portadores de doenças crônicas será obrigatória a apresentação de prescrição médica indicando a vacina.