Saúde promove reunião com Agentes de Saúde e elege profissional destaque em Lauro Müller

O Governo do Município de Lauro Müller, por meio da Secretaria da Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira (8), a reunião mensal com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), das unidades de saúde do município. Durante a reunião, a psicóloga do NASF Melanie Vargas realizou uma dinâmica com o grupo e a enfermeira Bruna Hilbert Brighente repassou informações importantes sobre visita domiciliar do agente comunitário.

Diferente das outras reuniões, o encontro deste mês de setembro contou um momento especial, onde a equipe da Secretaria de Saúde reconheceu o trabalho realizado e elegeu a agente de saúde destaque. Rosália do Livramento atua como agente na área central do município e foi escolhida, entre as 32 agentes, por apresentar um bom desempenho, com 100% das metas cumpridas em prazo determinado.

Rosália recebeu uma singela lembrança das mãos da secretária de Saúde, Daiane Querino. "Estamos cobrando resultados de toda nossa equipe, a fim de melhorar cada vez mais os serviços prestados na área da saúde. Assim como cobrar, é muito importante reconhecer, e é isso que estamos fazendo nesta tarde, reconhecendo uma profissional que se destacou em sua função, buscando prestar o melhor serviço", destacou a secretária.

Atribuições Do Agente Comunitário de Saúde:

I – trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

II – cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

III – orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

IV – realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

V – acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;

VI -desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

VII – desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e

VIII – estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.

É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.