COMDES vai elaborar Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Lauro Müller

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – Comdes de Lauro Müller se reuniu na noite dessa quarta-feira (24) para a primeira reunião de trabalho. O encontro  aconteceu no auditório do Paço Municipal e reuniu além de empresários e lideranças, membros do conselho, o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o secretário de Agricultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Eliandro Bett Giongo, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Antonio De Bettio,  e outros vereadores do município.

A reunião foi coordenada pelos consultores do SEBRAE, Fiorindo Fontana e Marcelo dos Santos, que juntos apresentaram indicadores referentes às mais diversas áreas exclusivamente do município, entre elas, sociocultural, econômico, ambiental, político institucional, habitação, cultura, saúde e educação. De acordo com a explanação, algumas dessas áreas estão abaixo da média e precisam de ações para reverter o quadro atual.

"O município de Lauro Müller pode fazer muito mais e o importante é que o primeiro passo já foi dado, com a criação deste conselho. Tenho certeza que este grupo formado vai poder contribuir muito para o crescimento do município, pois todos irão ganhar com isso", ressaltou dos Santos.

De acordo com o consultor, dentro do planejamento de condução do conselho, será elaborado um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico. No próximo encontro será realizado um seminário de diagnóstico, onde os membros irão destacar pontos positivos a serem potencializados e pontos negativos a serem melhorados, visando oportunizar e neutralizar ameaças. Depois disso, será a vez do seminário de planejamento para traçar ações a serem desenvolvidos dentro de um prazo a ser determinado. Por fim, o projeto será consolidado e apresentado à toda comunidade.

"Nosso município está cada vez mais diminuindo sua capacidade de desenvolvimento. Por isso que criamos este conselho, para buscar alternativas e alavancar o crescimento em busca de um futuro melhor para Lauro Müller", ressaltou o prefeito Fabrício.

O próximo encontro ficou agendado para o dia 7 de outubro, a partir das 18 horas, quando o grupo se reunirá para o seminário de diagnóstico.