Governo do Município promove ações para fortalecer setor do turismo em Lauro Müller

Cidade da estrada mais espetacular do mundo. É desta forma que o município de Lauro Müller é denominado em muitas regiões do Brasil e de outros países, por pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer a desafiadora Serra do Rio do Rastro, palco de competições nacionais e internacionais.

O município, que surgiu na época da descoberta do carvão, conta também com inúmeros outros recursos naturais, culturais e históricos. Diante da capacidade de desenvolvimento que o município possui nesta área, o Governo de Lauro Müller, por meio da Secretaria de Agricultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, vem colocando em prática uma série de ações visando fortalecer e incentivar o setor no município.

De acordo com o secretário da pasta, Eliandro Bett Giongo, uma das ações mais importantes para o setor, que já pode ser vista, está sendo feita no Centro da cidade, onde acontece a restauração do prédio da antiga Estação Ferroviária. O local será um ponto de apoio aos turistas, além da sede do parque municipal Eco Museu Serra do Rio do Rastro. “Este local será a porta de entrada para o turista que chegar a Lauro Müller e também para que os lauromüllenses possam conhecer e manter viva sua história”, ressaltou Giongo.

Paralelo a isso, o Governo do Município desenvolve outras ações que irão contribuir com o desenvolvimento do setor, entre elas o cadastramento dos empreendimentos turísticos e outros com potencial para o desenvolvimento dos produtos e serviços turísticos como, por exemplo, o agroturismo que visa levar o turista a conhecer o modo de vida do agricultor familiar do município. “Este cadastramento se faz necessário, pois o município não dispõem de um portfólio com os produtos e serviços turísticos que temos a oferecer, com este trabalho também pretendemos estimular novos empreendedores a investir no setor”, explica o secretário.

Além disso, já está sendo elaborado o mapa turístico do município, que irá ajudar a divulgar e localizar os turistas para visitarem as belezas naturais e os atrativos existentes no município.

Ações paralelas

Para fortalecer os projetos que estão sendo executados e estudar novas possibilidades, a atual gestão ainda prepara uma série de ações que visam fortalecer os projetos que estão sendo executados. A primeira delas é a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo que irá fortalecer o setor e trazer novas ideias para serem colocadas em prática. Em parceria com a Satc, o município disponibiliza bolsas de estudos para formação de Guias de Turismo. Outro projeto executado juntamente com a Satc é o diagnóstico turístico da Região Carbonífera, que destaca as potencialidades dos municípios da região, inclusive Lauro Müller.

Outra ação, desta vez fruto de uma parceria com o Sebrae, é o apoio aos Lauromüllenses que queiram investir neste setor. O Sebrae, através de seus consultores, prestarão total apoio na elaboração dos projetos.

Para o prefeito Fabrício Kusmin Alves, Lauro Müller é um município privilegiado e que possui boas condições para se desenvolver neste setor. “É preciso acreditar mais em nossa cidade. Temos belezas naturais que encantam turistas de qualquer lugar do mundo. Somos um povo acolhedor e honesto. E é por isso que estamos desenvolvendo todas estas ações, cumprindo mais um item importante de nosso Plano de Governo. Sabemos que são apenas os primeiros passos, mas temos a certeza de que eles irão contribuir diretamente no desenvolvimento de Lauro Müller”, destacou Fabrício.

Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo e-mail turismo@lauromuller.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3464-5653.

I Seminário de Turismo Rural

O Governo do Município deverá promover ainda neste mês de outubro o I Seminário de Turismo Rural. O evento será realizado na Estância Pé da Serra e vai reunir empresários do município e outras pessoas ligadas diretamente e indiretamente com o setor para um dia especial de discussões e estudos.