Em Brasília, prefeito Fabrício participa de sessão solene em homenagem a Lauro Severiano Müller

O prefeito de Lauro Müller e presidente da Amrec, Fabrício Kusmin Alves, cumpre agenda em Brasília  desde a manhã dessa terça-feira (11), quando participou de sessão solene em homenagem ao Sesquicentenário de Lauro Severiano Müller.

A solenidade foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. Fabrício participou ao lado de diversos parlamentares, entre eles os da bancada de Santa Catarina, como Esperidião Amim,  Décio Lima e Mauro Mariani. O líder do Executivo lauromüllense compôs a mesa da solenidade juntamente com os deputados.

Em seu pronunciamento, Fabrício fez questão de ressaltar a atuação de Lauro Müller como deputado da Assembeia Nacional Constituinte, na sessão da Câmara Federal no dia 22 de dezembro de 1890, quando apresentou indicação, subscrita por 80 deputados, para a inclusão da mudança da Capital Federal para o Planalto Central, onde o governo mandaria demarcar 400 léguas quadradas para o Distrito Federal, onde muitos anos depois seria instalada Brasília, a capital federal.

“Lauro Severiano Müller foi um grande visionário. Durante sua trajetória na vida pública ele contribuiu muito com nosso país, inclusive com o município que hoje leva  seu nome em sua homenagem”, disse o prefeito, acrescentando que o Governo do Município irá implantar em breve,  em uma das praças públicas da cidade, um monumento em sua homenagem.

Na próxima segunda-feira (17) Lauro Severiano Müller será homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, onde o prefeito Fabrício ao lado de outras lideranças do município deverá participar. Outra homenagem ocorre em Itajaí, desta vez nesta quarta-feira (12), quando deverá participar a chefe de gabinete do Governo de Lauro Müller, Soraya Curcio Librelato, representando o prefeito que segue cumprindo agenda em Brasília. O governadro Raimundo Colombo também deverá prestigiar a homenagem nesta quarta.

Mais sobre Lauro Müller

Segundo historiadores, Lauro Müller aderiu firmemente aos ideais republicanos na Escola Militar, tendo como mentor Benjamin Constant. Foi um dos responsáveis por deflagrar o movimento que resultou na Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. No mesmo ano, foi nomeado o primeiro Governador de Santa Catarina, pelo primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca.

Lauro Muller exerceu os cargos políticos de Governador de Santa Catarina, Vice-Governador, Senador da República e Deputado Federal, ininterruptamente de 1889 a 1926, data do seu falecimento. Em 1902, foi convidado por Rodrigues Alves, presidente a época, para ser o Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas. Foi o responsável por reformar e ampliar a malha ferroviária do país além de remodelar portos brasileiros, incluindo o do Rio de Janeiro e de Itajaí. Em Santa Catarina também deu impulso a exploração de carvão no sul do Estado.

Em 1912, Lauro Müller ocupou outro grande posto de destaque no país, ao assumir o Ministério das Relações Exteriores, sucedendo o Barão do Rio Branco. Ele também ocupou uma cadeira da Academia Brasileira de Letras.