Prefeito Fabrício participa de solenidade na Assembleia Legislativa em homenagem a Lauro Müller

Considerado uma personalidade ilustre, lembrado até hoje por sua postura como homem público e atuante em altos cargos que ocupou, no estado e no país, Lauro Müller permanece na lembrança dos catarinenses. No ano em que completa 150 do nascimento, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina relembrou sua gloriosa trajetória com uma homenagem (in memoriam), na noite de segunda-feira (17), no Plenário Osni Régis.

Ao conduzir a solenidade proposta pela Mesa e aprovada por todos os parlamentares, o deputado Joares Ponticelli (PP) destacou que a ocasião enaltece o trabalho exemplar de um dos maiores homens que marcou a história política do estado. Em sua opinião, Lauro Müller foi o político mais importante na República. “Republicano convicto, Müller contribuiu efetivamente no processo de construção da nossa República, ocupando cargos de deputado, governador, senador, ministro, entre outros feitos, como sua participação ativa na Assembleia Nacional Constituinte de 1890. Feitos que orgulham os catarinenses até os dias de hoje”, destacou.

Representando o município que leva o nome do homenageado, Lauro Müller, participou o prefeito Fabrício Kusmin Alves, primeira-dama do município, Gilvânia Coan Miranda Alves, a Vaninha, o secretário de Administração, Eduardo Bett, e outras lideranças do município. Na ocasião, o prefeito Fabrício diversas homenagens, entres elas uma Medalha do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e uma placa da Assembleia Legislativa, que ficarão expostos Paço Municipal.

Ao fazer uso da palavra na Tribuna da Assembleia, o prefeito Fabrício destacou mais uma vez a atuação de Lauro Müller como deputado da Assembleia Nacional Constituinte de 1890, quando apresentou indicação, subscrita por 80 deputados, para a inclusão da mudança da Capital Federal para o Planalto Central, onde o governo mandaria demarcar 400 léguas quadradas para o Distrito Federal, onde muitos anos depois seria instalada Brasília, a capital federal.

“Temos orgulho de ser do município onde foi descoberto o carvão mineral no Brasil e ter em seu território a estrada mais espetacular do mundo, a Serra do Rio do Rastro. Mais realizados ainda sabermos da história de vida do homem que leva o nome de nossa cidade, pessoa ilustre e que muito contribuiu com o nosso país”, ressaltou Fabrício em seu discurso.

De acordo com o prefeito Fabrício, o próximo aniversário do município de Lauro Müller, no próximo dia 20 de Janeiro, será em homenagem ao sesquicentenário de nascimento de Lauro Müller.

Selo Lauro Müller

Durante a cerimônia, o funcionário  da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Genésio Agenício da Silva, fez o lançamento do selo alusivo ao sesquicentenário de nascimento de Lauro Müller. “O selo é composto por duas partes, a primeira, localizada à esquerda, possui a imagem da bandeira brasileira, sob a qual está a imagem do mapa do Brasil preenchido com ipês amarelos. Já a segunda parte é composta pela imagem de Lauro Müller. O selo será obliterado pelo carimbo da agência central dos correios de Florianópolis e após seguirá mundo afora”, detalhou.

Para a agencia dos Correios de Lauro Müller será criado um novo selo comemorativo, também em homenagem ao aniversário de Lauro Müller.