Parceria entre Governo Municipal e SENAI/SEBRAE capacita agricultores familiares de Lauro Müller

O Governo Municipal de Lauro Müller, por meio da Secretaria de Agricultura, iniciou nas últimas semanas um projeto em parceria com o SENAI/SEBRAE a fim de melhorar o processo produtivo de 15 propriedades familiares do município. O projeto, que continua no próximo ano, prevê a implantação de soluções de melhorias da produção, através de consultoria tecnológica para grupos de produtores e Micro Empreendedores Individuais.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas realiza os atendimentos. Com isso, os produtores de leite e de produtos coloniais, como queijo, suco de uva, bolachas, pães, hortaliças, conservas, compotas, salames, mel e entre outros, irão ser capacitados para realizar inovações na área de alimentos, através de soluções tecnológicas.

Isso resultará em melhorias no desenvolvimento de produtos e processos, elevando a competitividade da indústria catarinense. Para o prefeito Fabrício Kusmin Alves, esse projeto trará resultados positivos também para a economia de Lauro Müller. "Acreditamos no potencial do nosso homem do campo, as oportunidades estão surgindo e eles precisam estar atualizados no que diz respeito as melhores tecnologias para produção, esta iniciativa contribui muito para a melhoria dos produtos comercializados por nossos agricultores", ressaltou o prefeito.

Estão sendo realizadas capacitações no processo de armazenamento, manipulação e distribuição de alimentos; consultoria individual em cada empresa por meio de avaliação e treinamentos focados na atividade específica do produtor.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, Eliandro Bett Giongo, destaca que ações como essa visam o desenvolvimento do município, pois além de contribuir para melhorar a qualidade dos produtos, estimula a produção de produtos de maior valor agregado e com mais qualidade. "É uma iniciativa muito importante, que aperfeiçoa as práticas de fabricação, oportunidade para que eles possam aumentar e diversificar a produção de forma planejada e com mais qualidade”, salientou Giongo.

Os resultados pretendidos com o projeto são: garantia na qualidade e segurança dos alimentos produzidos, melhoria nas condições do ambiente de trabalho, adequações estruturais e operacionais e padronização de requisitos higiênico-sanitários de produtores de leite.