Solenidades especiais marcam o 58º aniversário de Lauro Müller

O Governo do Município preparou uma noite especial que marcou o 58º aniversário de Lauro Müller, comemorado neste dia 20 de janeiro. A celebração iniciou com missa em ação de graças na Igreja Matriz, seguiu com a entrega oficial do livro “Lauro Müller: o líder republicano” e finalizou com o corte do bolo.

Os atos foram prestigiados por lideranças do município, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o vice Ramiris Fontanella, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Cambruzzi, secretários municipais, vereadores e ex-prefeitos.

A missa foi presidida pelo padre lauromüllense, Antonio Madeira. Além disso, contou também com a presença dos padres Valmor Della Giustina e José Cipriano. A presença da Banda Santa Bárbara e dos corais Menino de Jesus e Anjos Mineiros deixou a celebração ainda mais emocionante, arrancando aplausos de quem participou da missa.

Cidadãos do município adentraram a Igreja carregando objetos que, de alguma forma, representam Lauro Müller, entre eles, o carvão, que concedeu ao município o título de Berço Histórico do Carvão Nacional.

A missa encerrou por volta das 21h30min e a comemoração prosseguiu no Salão de Festas da Igreja.

Governo do município apresenta mapa turístico de Lauro Müller

Na oportunidade, foi apresentado o mapa turístico de Lauro Müller. Ele será impresso pela empresa Santur em formato de banner e de folder e estará disponível para turistas em pousadas, restaurantes e na antiga Estação Ferroviária, onde será instalada a sede do Eco Museu Serra do Rio do Rastro.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves enalteceu a importância da criação do mapa turístico. “Esse estilo de mapa está presente nas maiores cidades turísticas do Brasil. Ele irá apresentar aos turistas, que levarão com eles para outros lugares, todos os pontos turísticos do nosso município, em especial a Serra do Rio do Rastro”, explicou.

Livro marca os 150 anos de Lauro Severiano Müller

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina lançou o livro “Lauro Müller: o líder republicano” para marcar o ano do sesquicentenário Lauro Severiano Müller. Além de ser a figura homenageada com o nome do município, ele também foi um homem público, ocupando cargos importantes no estado e no país.

O livro foi entregue pelo bisneto de Lauro Severiano Müller, Sergio Müller, à professora Luiza Bressan, que representou a Associação Amigas da Biblioteca. “É prazeroso ver tudo isso sendo realizado e, principalmente, o desenvolvimento dessa cidade. Não posso deixar de dizer que estou muito feliz por estar aqui e agradecer todas as homenagens. Sempre que puder, voltarei para fazer uma visita ao município”, disse Sergio Müller.

Conforme o prefeito municipal, a obra será incluída na grade do ensino público municipal a partir de 2015. “É de extrema importância explicar para nossas crianças quem foi Lauro Müller e todos feitos grandiosos que esta importante personalidade realizou na história do Brasil”, afirmou Fabrício.

O presidente José Cambruzi, o ex-prefeito de Lauro Müller e atual presidente da Câmera de Dirigentes Lojistas, Itamar Caciatori, e o prefeito Fabrício Kusmin Alves entregaram homenagens à Sergio Müller.

Em seguida, foi realizado o corte do bolo e servido o coquetel aos presentes no evento.