Plano de Educação de Lauro Müller é aprovado em Conferência Municipal

Lideranças do municio, profissionais da área de educação e pais de alunos participaram nesta terça-feira (19) da Conferência, que aprovou o Plano Municipal de Educação – PME de Lauro Müller. O evento teve início às 9 horas no Salão de Festas da Igreja Matriz, onde cerca de 300 pessoas estiveram reunidas, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o promotor substituto da comarca de Lauro Müller, Thiago Naspolini Berenhauser, a secretária de Educação, Reginalda Rossi Cittadin e a representante do Poder Legislativo, vereadora Ema Hoffmann Benedet, além de outras lideranças locais.

Antes da abertura oficial, uma apresentação do Coral Menino Jesus com o maestro Vanderlei Mendes marcou o início do evento. Ainda no período da manhã uma palestra com o professor, natural de Lauro Müller, Maurício da Silva, mestre em educação, abordou questões relacionadas ao movimento de gestão democrática e acerca da lei de criação do Plano Municipal de Educação. No período da tarde foi realizada a plenária, onde todas as 20 metas estudadas pelas subcomissões foram aprovadas por unanimidade.

Na abertura do encontro a secretária de Educação, ao fazer uso da palavra, destacou que construir o Plano Municipal de Educação é muito mais que atender a lei, é comprometer-se com a justiça social, com a igualdade de oportunidades de acesso e permanência na escola. "Devemos comemorar o dia de hoje, pois estamos exercendo a democracia na educação com toda sociedade aqui representada. Somos responsáveis não só pela elaboração do Plano Municipal, mas também em monitorar seus resultados e impulsionar sua concretização ao longo de toda sua vigência", salientou Reginalda.

"Esse plano é de fundamental importância para o município de Lauro Müller, pois se trata do planejamento a ser seguido na área da educação pelos próximos dez anos. É um momento especial que temos para debater e traçar o futuro do nosso município", destacou o prefeito Fabrício, agradecendo a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação pelo empenho na elaboração do plano.

O PME foi elaborado nos últimos meses envolvendo toda sociedade, além de profissionais da educação, que juntos elencaram metas e estratégias através de subcomissões. O documento, aprovado na conferência, norteará a educação do município para o decênio 2014-2024 visando assegurar uma educação de qualidade para crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o devido acompanhamento pela sociedade.  O plano agora segue para apreciação na Câmara Municipal de Vereadores.