Lauro Müller atinge meta na campanha de vacinação contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro Müller atingiu a meta da campanha de vacinação contra a gripe e vacinou 87,78% do público-alvo. A marca, estabelecida pelo Ministério da Saúde, foi superada nesta semana e o resultado oficial foi divulgado nesta sexta-feira (29).

Desde o início da campanha, 2.593 pessoas já foram imunizadas no município. O público-alvo que mais foi vacinado foi o dos trabalhadores da saúde (95,71%), seguido pelos idosos (93,58%). A vacinação foi prorrogada até o dia 5 de junho e segue sendo realizada em todas as unidades de Estratégia e Saúde da Família- ESF's do município.

"Só temos a comemorar esse resultado. Isso mostra o comprometimento da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde com a população de Lauro Müller. O inverno está chegando e é preciso se proteger contra a gripe, portanto as pessoas que estão dentro dos grupos de riscos e que ainda não aplicaram a dose devem procurar a unidade de seu bairro", registrou a secretária da pasta, Daiane Querino.    

A composição da dose foi planejada para proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A vacinação para o grupo prioritário é gratuita. A proteção é garantida depois de 15 dias da aplicação da vacina. Além da aplicação, outros cuidados para evitar contaminação são: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos pessoais.