Governador Colombo assina convênio do SC Rural em Lauro Müller

O governador de Santa Catarina João Raimundo Colombo assinou na tarde desta quarta-feira (1), em Lauro Müller, convênio com o município para a recuperação de estradas rurais. Os recursos, na ordem de R$ 750.676,06, fazem parte dos projetos estruturais do Programa SC Rural.

O ato de assinatura aconteceu no Salão de Festas da Capela Nosso Senhor do Bom Fim, em Guatá, onde estiveram presentes lideranças municipais, regionais e estaduais, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, presidente do Poder Legislativo de Lauro Müller, Ema Hoffmann Benedet, secretário Regional de Criciúma, João Fabris, secretário Executivo do SC Rural, Júlio Cesar Bodanese, secretário de Estado de Infraestrutura, João Carlos Ecker e o deputado estadual, José Nei Ascari.

O convênio firmado possibilitará a realização dos serviços de terraplanagem, aperfeiçoamento da drenagem existente, correção de pontos críticos através de obra de engenharia, execução de revestimento primário em saibro, sinalização rodoviária e medidas de proteção ambiental. No município de Lauro Müller, serão 19,615 quilômetros de estradas vicinais recuperadas, sendo um trecho na comunidade de Rio da Vaca e outro em Morro da Palha.

Colombo ressaltou que as estradas vicinais possuem extrema importância, pois são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e pela entrada de insumos agrícolas nas propriedades rurais. Além disso, o estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado.

“O SC Rural é um projeto inovador que atende diretamente o agricultor, oferecendo apoio, tecnologia e investimento. Reconhecemos a importância de recuperar e dar qualidade às estradas do interior. A conservação delas contribui para a fixação das famílias no campo e melhoria das condições de vida”, registrou Colombo, que se colocou a disposição do município para auxílio na conclusão da usina de laticínios.

O prefeito Fabrício destacou que além do convênio assinado nesta tarde, mais R$ 300 mil já foram destinados, por meio do SC Rural, diretamente para os produtores melhorarem suas propriedades.

“Esse convênio vem somar ao trabalho que temos feito visando fortalecer cada vez mais as condições dos agricultores lauromüllenses. Uma série de ações esta sendo executada  para o desenvolvimento do município, como o futuro laticínio municipal, que irá fortalecer os produtores do município”, ressaltou o prefeito, agradecendo ao deputado federal, João Rodrigues, que deu início ao projeto SC Rural, na época como Secretário de Estado da Agricultura.

Rodovia SC-390

A revitalização da SC-390, trecho entre Lauro Müller e Orleans, tem sido uma das principais revindicações do prefeito Fabrício ao Governo Estado. Na ocasião, o prefeito voltou a citar a situação da rodovia e disse que este é um anseio urgente da população lauromüllense e de outros motoristas que trafegam diariamente pela importante via. O governador reafirmou que o projeto já está pronto e que o trecho será revitalizado, porém aguarda os tramites burocráticos do processo.  Além disso, irá destinar para Lauro Müller um auxílio financeiro para área da saúde, pois sabe da dificuldade de uma prefeitura manter um hospital municipal, como é o caso de Lauro Müller.