Prefeito Fabrício reúne equipe de governo e discute medidas de redução de custos

A situação econômica do país passa por um momento bastante turbulento e que tem afetado diversos setores públicos e privados. Diante desta situação, o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, se reuniu com sua equipe de governo para discutir medidas que deverão ser tomadas a fim de minimizar os impactos provocados pela crise financeira.

A redução de custos será com relação aos gastos nas repartições públicas do município como despesas com energia elétrica, telefone e combustíveis, além da redução nas horas extras dos servidores. O assunto também foi discutido na última quinta-feira (17), quando todos os prefeitos da Região Carbonífera se reuniram para tratar o assunto na Amrec e posteriormente tomarem suas medidas.

“Nosso país passa por um momento bastante delicado. Para enfrentarmos esse período difícil, teremos que ter cautela com relação aos gastos. Vamos reduzir as despesas possíveis sem interferir na qualidade dos serviços prestados à nossa população, priorizando nosso hospital, unidades de saúde e a conservação das estradas”, destaca o prefeito.

Repasses

Segunda a dados da Federação Catarinense de Municípios, FECAM, no último dia 10, foi creditado na conta das prefeituras de Santa Catarina o repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. O montante, referente ao primeiro decêndio de julho, será de R$ 94.655.843,81 em valores brutos. Descontado o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, o recurso efetivamente depositado será de R$ 74.777.987,52.

Esse valor é menor do que o do primeiro decêndio de julho do ano passado, que chegava a R$ 117.239.792,54, ou seja, uma queda de 19,26% no repasse, segundo os cálculos da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

Comparar ao ultimo recurso repassado, com a primeira parcela de maio deste ano (R$ 123.431.508,84), as perdas são ainda maiores e atingem o percentual de 23,31% negativo.

Próximos meses

De acordo com a Receita Federal, a previsão para julho deste ano é de queda de 17% em relação a julho do ano passado. A orientação é que os gestores controlem ainda mais as despesas para enfrentarem os próximos meses.