Secretaria de Saúde de Lauro Müller realiza mobilização contra hepatites virais

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites. Para marcar esta data no município de Lauro Müller, a Secretaria Municipal de Saúde organiza uma mobilização a fim de conscientizar a população contra as hepatites virais.

A campanha no município inicia oficialmente neste sábado, dia 25, quando acontece o Dia D. Neste dia as unidades de saúde do Centro e Distrito de Guatá estarão de portas abertas das 8h às 12h disponibilizando informações, vacinação contra a hepatite B, distribuição de preservativos masculinos e femininos, e teste rápido para o diagnóstico da doença.

A ação de combate às hepatites virais segue com programações até o dia 31 de julho. Durante este período, as unidades do Centro e Distrito de Guatá estarão aplicando a vacina para população na faixa etária de 0 a 49 anos.

“As hepatites virais são um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre as quais, as Hepatites pelos vírus B e C adquirem maior importância por acometer milhões de pessoas, de forma silenciosa, podendo evoluir ao longo dos anos para cirrose e câncer de fígado, dai a importância do diagnóstico precoce”, destaca a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Liliane Antunes.

Como prevenção das Hepatites B e C deve-se evitar contato direto com sangue; não compartilhar materiais como:

Seringas e agulhas;

 Canudos e cachimbos para o uso de drogas;

 Escovas de dente;

 Barbeadores, navalhas e lâminas de barbear;

 Utilizar material individual ou esterilizado para tatuagens, piercings e manicure;

 Sempre usar preservativo nas relações sexuais.