Município de Lauro Müller integra a Rota Caminho das Montanhas

A Rota Caminho das Montanhas, que integra o projeto de rotas cênicas na Serra catarinense, foi apresentada nesta quinta-feira, 23, em São Joaquim. Durante evento organizado pelas secretarias de Estado do Planejamento e de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, em parceria com a Biosphera Empreendimentos Ambientais, a implantação da rota recebeu apoio do Governo do Estado.

“Todos os municípios do Planalto Serrano fazem parte de um mesmo território. Precisamos ter o sentimento de pertencimento da região e não de um município. A rota cênica vai ajudar nisso, pois ligará as cidades e transformará as estradas em equipamentos turísticos”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

Com percurso de 350 km, passando por Urubici, Grão Pará, Orleans, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Bom Retiro e Urupema, a Rota Caminho das Montanhas contribuirá para o desenvolvimento do turismo na Serra catarinense. Os principais atrativos do trajeto são as serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro.

A Rota Caminho das Montanhas está dividida em cinco trechos:

Trecho 01 – Urubici / Grão Para

Trecho 02 – Grão Pará / Topo da Serra do Rio do Rastro

Trecho 03 – Topo da Serra do Rio do Rastro / São Joaquim

Trecho 04 – Trevo SC 390-São Joaquim / Bom Retiro

Trecho 05 – Urubici / Urupema

Projeto

O projeto Rotas Cênicas Catarinenses visa destacar a riqueza natural, histórica e cultural dos ambientes. O diretor da Biosphera Empreendimentos Ambientais, Ike Gevaerd, defende: “Nossas estradas, com poucas exceções, não são pensadas como parte integrante da paisagem. Pretendemos com esta proposta, além de criar um novo atrativo turístico, promover a economia local e valorizar a vida produtiva rural”.

Entre as intervenções sugeridas estão: definir medidas para conservação da paisagem, construir estruturas para contemplação e recepção dos visitantes, executar melhorias da estética e da segurança das estradas e apoiar a infraestrutura associada à cadeia produtiva do turismo. A equipe de trabalho está concluindo o master plan do projeto.

“O Governo de Lauro Müller tem feito sua parte e trabalhado constantemente para alavancar o setor turístico do município, incentivando empresários locais e promovendo eventos importantes a níveis nacionais. E agora este projeto, de grande importância, vem somar ao nosso trabalho e contribuir com toda região, que sem dúvida possui um grande potencial”, registrou o prefeito Fabrício Kusmin Alves, que participou do encontro juntamente com o secretário de Agricultura e Turismo, Eliandro Bett Giongo.

O projeto Rotas Cênicas Catarinenses conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e da Santur. É desenvolvido pela Biosphera Empreendimentos Ambientais com financiamento privado.

Estiveram presentes no evento secretários de Estado, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, prefeito de São Joaquim, Humberto Luiz Brighenti, e o prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncine Cascaes.

Com informações da SDR de São Joaquim