X Conferência Municipal de Assistência Social acontece dia 4 de agosto em Lauro Müller

A Secretaria de Assistência Social do Governo de Lauro Müller, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social, estão realizando os preparativos para a X Conferência Municipal de Assistência Social, que irá acontecer no dia 4 de agosto, das 8h30min às 16h no Clube Recreativo Cruz de Malta.

Em preparação ao evento, estão sendo realizadas reuniões descentralizadas em bairros do município, promovendo um debate com lideranças locais que juntas discutem a realidade da comunidade e elaboram propostas para a política de assistência social. O primeiro encontro aconteceu na última quinta-feira (23), no Distrito de Barro Branco. De acordo com o cronograma, os próximos encontros acontecem nesta segunda-feira (27), no Distrito de Guatá, e na terça-feira (28), na região central do município.

As conferências de assistência social são espaços de deliberação, em que é avaliada a política de Assistência Social, sendo propostas novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistências  de seus usuários . A construção coletiva marcou a trajetória das Conferências de Assistência Social, induzindo a grandes conquistas, como: o estatuto do idoso, a Lei Maria da penha, dentre muitas outras.

De acordo com assessora técnica da Secretaria de Assistência Social do município, Suzamara Vieira, entre os principais pilares da Assistência Social no Brasil estão a constituição Federal de 1988, e a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social. “A LOAS determina que a assistência Social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto pelo poder público e sociedade civil. E foi assim que nasceu o Sistema Único de Assistência Social- SUAS, deliberado na IV Conferência Nacional”, relatou.

Esta conferência terá como tema: Consolidar o SUAS de Vez rumo 2026, e como lema: Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos o SUAS que queremos. Um tema considerado bastante desafiador, pois será definido o Plano Decenal de Assistência Social, a política pensada de 2016 à 2026.

Todos os interessados em participar da X Conferência Municipal de Assistência Social, deverão fazer suas inscrições na secretaria de Assistência Social, na Rua Orleans, nº 280, centro, a partir desta segunda-feira (dia 27) até sexta-feira (31), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A Secretaria de Assistência Social, Rúbia De Bettio, ressalta a importância deste espaço democrático de debate. “É fundamental a participação de todos para avaliação e construção dos próximos dez anos de SUAS no município”, destacou.